segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O primeiro mercado do Rio de Janeiro foi projetado, no século XIX, pelo arquiteto francês Grandjean de Montigny, na beira da antiga praia de D. Manuel, junto do largo do Paço.
Um novo mercado, bem maior, foi inaugurado pelo prefeito Pereira Passos em 1908, como parte das grandes obras de remodelação urbana. Tinha planta quadrada, com pavilhões longitudinais e cinco torreões octogonais – um maior no centro, com relógio, e quatro menores nos ângulos externos.
Em 1933, num desses torreões menores, começou a funcionar o restaurante Albamar. Nos anos 50, o mercado foi demolido para a construção do elevado da Perimetral, mas o torreão do restaurante Albamar sobreviveu, solitário, com sua belíssima estrutura metálica importada da Bélgica e da Inglaterra.
Desde janeiro deste ano. sob o comando do chef Luiz Incao, egresso do Copacabana Palace, o tradicional restaurante passou por reformas que deram novo aspecto ao lugar, sem desfigurá-lo. As ostras frescas ao limão acompanham bem a vista da Baía de Guanabara. Às receitas tradicionais como o Filé de badejo guarnecido de legumes, somam-se as novidades do chef, como o Congro-rosa à romana, com purê de batata-baroa e molho de tomate anchovado, e o Creme brûlé de goiabada e queijo de minas.
É hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário