sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Quase uma tonelada, pele espessa, visão deficiente, excelente olfato e audição, chifre no nariz e ameaçado de extinção: essas eram as principais características de um fenômeno eleitoral brasileiro, o rinoceronte Cacareco.
Nas eleições de outubro de 1959, o simpático mamífero originário do sul da África foi o vereador mais votado da cidade de São Paulo, angariando quase 100 mil votos.
Criado no Rio de Janeiro, sua fulgurante trajetória política começou quando foi emprestado para participar da inauguração do Zoológico de São Paulo, em 1958. O carismático rinoceronte - que apesar do nome, era fêmea - conquistou o coração da população paulistana, tornando-se um grande sucesso de público.
Macaco Tião, o simpático chimpanzé nascido em 1963, teve 400 mil votos para a Prefeitura do Rio de Janeiro em 1988. Morador do zoológico da Quinta da Boa Vista, o animal foi lançado ao pleito pelos humoristas do Casseta e Planeta e conseguiu alcançar o terceiro lugar. Com 1,52 de altura e 70kg, sua principal atividade era jogar cocô nos visitantes do zoológico. A figura carismática do primata lhe rendeu homenagens quando morreu, em 1996. O prefeito César Maia declarou luto oficial e bandeiras festivas do Zoo Rio ficaram a meio mastro durante oito dias.
Tiririca, 2222.
500 mil votos, por baixo.
Quem aposta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário