Com a interrupção dos serviços de bondes na Zona Sul do Rio de Janeiro, alguns dos veículos foram realocados em outras áreas da cidade, mas a maioria foi levada para o depósito de lixo do Caju. Lá, os veículos tiveram suas partes de madeira queimadas e as metálicas vendidas a ferros-velhos.
Conforme as linhas das demais áreas iam sendo desativadas, os bondes eram desmontados e sucateados. Trinta e seis reboques pequenos foram colocados em praças públicas, onde acabaram seus dias depredados ou incendiados.
Não restou nenhum.
Alguns outros reboques pequenos foram doados ou vendidos a particulares, que os colocaram em suas propriedades.
Museus norte-americanos apressaram-se em adquirir 12 bondes abertos nas duas laterais, denominados de "modelo Narragansett". O Rio de Janeiro era a única cidade do mundo que ainda os mantinha. Cada bonde foi comprado por US$2.500,00. Transportados para os EUA, alguns ainda rodam regularmente em linhas turísticas ou durante a realização de eventos especiais. Outros aguardam reforma.
O itinerário do meu bonde, linha 9?
Mena Barreto, Real Grandeza, Gal. Polidoro, Rua da Passagem, Praia de Botafogo, Marquês de Abrantes, Rua do Catete, Largo da Glória, Rua da Glória, Rua da Lapa, Largo da Lapa, Mem de Sá, Riachuelo, Gomes Freire, Constituição, Sete de Setembro, 1º de Março, Conselheiro Saraiva, Cortines Laxe, Dom Gerardo (ah, as empadas do Mosteiro, ali, pertinho, na São Bento!), Arsenal da Marinha.
Cabra danado!
sexta-feira, 23 de julho de 2010
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