quarta-feira, 7 de julho de 2010

O navio que me levou para a Europa, em 1969, chamava-se Romeu Braga - o cargueiro foi o terceiro dos seis navios da classe encomendados pela Comissão de Marinha Mercante ao estaleiro Ishikawajima do Brasil, Rio de Janeiro, para atender o extinto Lloyd Brasileiro.
Dimensões: 145,50 mts de comprimento total; 135,01 mts de comprimento entre perpendiculares; 19,54 mts de boca; 8,73 mts de calado; 12,20 mts de pontal.
Deslocamento: aprox. 17.000 tons.
Porte Bruto: 13.160 tons, incluindo capacidade para 500 m3 de carga frigorífica.
Toneladas Brutas/Liquidas: 9.085 tons/3.130 tons.
Motor Principal: Sulzer de 7 cilindros tipo 7RND68 de 7.700 bhp de potência x 120 rpm; 1 eixo/hélice de 4 pás de 5,20 mts de diâmetro.
Em 1981, foi vendido para o armador Lefteros Shipping Inc., Luis Companhia Naviera S.A., Piraeus, Grécia, sendo renomeado como Bravo George.
No final dos anos 1990, foi vendido para demolição, presumidamente na India.
Foram-se, assim - quem sabe nas praias arenosas ao norte de Chittagong, em Bangladesh -, ele e recorrentes sonhos meus.

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